O Significado Esotérico de Florence + the Machine – "Shake it Out" e "No Light No Light"



Florence + the Machine obteve sucesso comercial e crítico, liberando a música com um som e toque distinto. Apesar de suas obras serem frequentemente cobertos pelos meios de comunicação em massa, um aspecto do seu ato é raramente mencionado: o simbolismo esotérico de suas canções e vídeos. Vamos olhar para o significado dos vídeos “Shake it Out” e “No Light No Light”, dois vídeos enigmáticos do álbum Cerimonials.

Florence + the Machine é diferente da maioria dos cantores mencionados no site por várias razões. Primeiro, há o óbvio talento e arte envolvidos em seus trabalhos, tornando-as mais profundas do que as canções pop lá fora. Segundo, há uma influência oculta definitiva em sua música, mas não é escondida ou oculta, mas sim tudo a céu aberto. Em entrevista à revista Nylon, Florence afirmou:

“Eu queria ser uma bruxa quando eu era criança. Eu estava obcecada com a bruxaria. Na escola, eu e meus dois amigos tinham esses livros de magia, eu sempre quis uma realidade mais mágica. Eu tinha um pequeno santuário em casa e fiz um feitiço para tentar fazer o menino da outra classe se apaixonar por mim. “

Apesar desse fato conhecido, nunca encontrei qualquer resenha ou análise do trabalho de Florence + the Machine  por um ponto de vista oculto, um campo em que Florence Welch está, obviamente, bem versado. Os vídeos de seu primeiro álbum Lungs tinha alguns conceitos ocultistas infundidos neles. Por exemplo, seu hit Dog Days alude à estrela-cão Sirius, um corpo celestial todo-importante nos ensinamentos esotéricos (para mais informações, leia o artigo intitulado A Misteriosa Conexão entre Sirius e História Humana). Um artigo do Pseudo-Occult media descreveu alguns dos aspectos ocultos e MK dos vídeos do seu primeiro álbum – em torno da imagem do coelho branco, gaiolas de pássaros, Alice no País das Maravilhas e assim por diante – por isso não vou me debruçar sobre esses. Seu segundo álbum, Cerimonials, é um pouco mais escuro e mais focado em conceitos esotéricos profundos que merecem análise.

Os vídeos de Shake it Out No Light No Light ambos contêm imagens enigmáticas (veja os comentários confusos no YouTube) que se relacionam com conceitos antigos ocultistas. Analisados ​​de um ponto de vista esotérico, tanto os vídeos podem de fato ser vistos como “cerimônias” onde os símbolos e cores descrevem uma história de profunda transformação. As imagens de Shake it Out contam de história de um ritual de iniciação em uma sociedade secreta estranha enquanto No Light No Light descreve uma profunda mudança espiritual no contexto da dualidade. Nós vamos olhar para o significado esotérico de ambos os vídeos.
 
Shake it Out

Ocorrendo em um baile de máscaras estranho com convidados mascarados – que lembra a orgia da sociedade secreta no filme “De Olhos Bem Fechados” – Shake it Out segue a evolução de Florence. De ser tímida e reservada, ela se torna extática e quase demente. Em uma entrevista, Welch descreve a configuração do vídeo desta forma:

“Pense em uma festa psicodélica de vestido 1920 com um toque demoníaco. Possessão e O Grande Gatsby. (…) Nós estávamos tipo indo para uma espécie de “Gatsby em West festa estilo West-Egg, mas talvez com tons um pouco ritualísticos e satânicos, e sessões espíritas.”
 
Neste cenário estranho, há várias Florences, com diferentes personalidades e usando vestidos com cores simbólicas. Cada um deles conta uma parte diferente da história da iniciação de Florence, e seus resultados. Como vimos em artigos anteriores neste site, o tema da iniciação é encontrado frequentemente em vídeos pop moderno e há uma coisa que todos têm em comum: um foco nas cores branco, vermelho e preto. Este vídeo não é uma exceção como a cor dos vestidos de Florence dizerem muito sobre o significado do personagem que ela está incorporando.

No início do vídeo, Florence usa um vestido pérola / dourado e parece tímida e quase reticente quando ela entra no baile. Ela é, obviamente, o “convidado de honra”, mas ela não tem certeza para onde ela está caminhando.

Florence timidamente descendo as escadas para o baile.

Quando ela entra no baile, ela é recebida com estranhas figuras e máscaras. Algumas delas são bastante estranhas, mas interessante.

Uma versão bizarra de Hermes e seu chapéu alado – a figura principal das 
sociedades secretas herméticas (a partir do qual o nome “hermética” se origina).

Esta máscara com múltiplas faces parece ser uma das favoritas no ” baile Illuminati” da elite …

Baron Alexis de Rede (direita) usando uma máscara
multi-rosto semelhante a um baile real dos Rothschild em 1972.

A cerimônia é centrada em torno dela e com uma boa razão: esse é seu ritual de iniciação. Uma das figuras tampa o olho de Florence.

Florence está com os olhos vendados por um homem com uma capa vermelha.

Vendar os olhos de novos iniciados é uma parte intrincada de rituais tipo maçônicos e tem um significado muito simbólico: isso representa a cegueira anterior do candidato e sua ignorância.

Imagem do Ritual da Maçonaria de Duncan descreve o início de um
novo maçom. Ele está com os olhos vendados e anda ao redor da Loja.

A letra da canção sustenta o tema geral desse tipo de iniciações que dizem respeito ao abandono de um passado sombrio e a adoção de uma nova vida. Algumas partes da música são particularmente interessantes como parecem aludir a aspectos específicos de iniciações maçônicas. Esta passagem seguinte refere-se aos candidatos estarem “no escuro” antes da conclusão da iniciação.

É sempre mais escuro antes do amanhecer (…)
E eu fui um tolo e eu estive cego

Outras passagens da canção são estranhamente reminiscentes do juramentos que são recitados durante iniciações maçônicas. Por exemplo, estas linhas:

Eu sou feito com o meu coração sem a graça
Portanto, esta noite eu vou cortá-lo e reiniciá-lo

…pode estar relacionado com esta parte da cerimônia de iniciação maçônica:

“Oh! que meu peito tinha sido rasgado, meu coração arrancado e colocado em cima do mais alto pináculo do templo, lá para ser devorado pelos abutres do ar … “

Outra parte da canção refere-se a vários aspectos de uma iniciação, seja sendo o “fim de uma estrada”, o conceito de escuridão (a maioria das iniciações de sociedade secretas colocam o candidato em salas escuras por um período de tempo para representar a morte e o renascimento) e a preparação para sofrer (durante o ritual de iniciação).

E eu estou ferrado se eu faço e eu estou ferrado se eu não
Então aqui está para beber no escuro no final da minha rua
E eu estou pronto para sofrer e eu estou pronto para a esperança
É um tiro no escuro e à direita na minha garganta

Esta última linha também é semelhante a uma parcela do juramento maçônico.

“Levantei-me, e na minha passagem ao redor da Loja fui abordado por três Camaradas Mestres, que exigiram de mim três vezes os segredos de um Mestre Maçom, e, ao ser recusada, o primeiro me deu um golpe com o calibre de 24 polegadas , na minha garganta “

Ou não, essas alusões a sociedades secretas foram intencionais, eles definitivamente dão uma sensação de “renascimento espiritual” para a música.

Em outra cena, onde Florence desempenha o papel de “nova iniciada”, ela é mostrada participando de uma sessão para se comunicar com espíritos, confirmando a natureza oculta do encontro.
Florence em uma mesa de sessão com outros membros.

É isso foi o que fez Florence ficar de vermelho?

Florence que está vestida com um vestido vermelho fica drasticamente 
diferente, como se ela estivesse possuída por um espírito.

Em outra parte do vídeo, Florence está vestida de vermelho – a cor do sacrifício e da iniciação – e tem um comportamento completamente diferente. Ela está desenfreada, dança freneticamente e parece estar ligeiramente possuída. Enquanto ela parece estar tendo o momento de sua vida, ela também parece estar consumida e perturbada por tudo o que estiver a afetando.

Outra Florence parece ser resultado da iniciação: a Florence pura e angelical vestida de branco, símbolo de pureza e inocência. Ela corre para fora da festa e sobe em uma árvore, olhando piedosamente e em paz.

Florence, em um vestido branco virginal de pureza.

Florence que está de vermelho é, portanto, o oposto da Florence tímida e inocente vestida de branco. Estas duas personas refletem o conceito ocultista da dualidade que ocorre dentro dela, um conceito que também se reflete nas letras com passagens como:

Porque olhando para o céu, para o diabo em mim
Olhando para o céu, para o diabo em mim
Bem, que diabos eu vou deixar isso acontecer comigo

A persona diante é mostrada no vídeo: a Florence fria, calma e poderosa vestida formalmente de preto – simbolizando o membro da sociedade pleno.
 Florence vestida de preto em um ambiente privado – dançando com dois homens mascarados.

A iniciação de Florence parece ter gerado dois resultados: a Florence vestida de vermelho, que parece estar bêbada de materialidade do mundo e impulsos animais, dançando sem restrição e abraçando sua sexualidade e a Florence vestida de branco que deixa o baile e vai a uma árvore (simbolicamente deixando o reino terrestre para subir para o espiritual). O equilíbrio entre essas duas forças opostas está na base do conceito de dualidade hermética. Este tema de suma importância também parece ser fundamental para o segundo vídeo de Florence, “No Light No Light”.


No Light, No Light

“No Light No Light” tem nenhuma da sutileza de “Shake it Out”. É algo que choca violentamente duas forças diametralmente opostas lutando por nada mais nada menos do que a alma de Florence. As imagens do vídeo são baseadas em contrastes e opostos, usando conceitos como luz e trevas, bem e mal, preto e branco civilização e tribalismo da igreja e feitiçaria e assim por diante. As duas cenas principais do vídeo que são colocadas umascontra as outros são tão clichês que beira à caricatura: um médico voodoo em transe praticando magia negra versus meninos inocentes no coro da igreja. A oposição está viva, mas os dois mundos parecem ser parte da experiência de Florence (que estava no coro durante sua juventude, ao mesmo tempo que se interessarem pelo ocultismo). As duas cenas trazem um sentido quase arquetípico do bem e do mal, assim, simbolicamente representando a luta eterna que está acontecendo dentro da alma de Florence.

A primeira cena mostra um homem mascarado, sentado no escuro, na frente de velas acesas e uma boneca voodoo.
Um homem Voodoo prestes a lançar um feitiço em Florence

O xamã está dentro de uma Loja Maçônica. Embora esteja escuro, podemos notar o trono maçônico, a Estrela Flamejante acima dele e o mais importante: o piso xadrez.

O xamã enfiando uma agulha dentro de um boneco de voodoo. O chão quadriculado maçônico é 
o espaço no qual rituais de ocultismo e cerimônias acontecem. O padrão preto e branco representa 
a coexistência do bem e do mal repetido em um padrão infinito e, portanto, uma representação 
visual do conceito de dualidade.

Como o padrão xadrez, o vídeo mostra visualmente a luta eterna entre duas forças opostas no reino espiritual, mas ele usa figuras humanas ao invés. Oposição ao xamã voodoo é uma outra imagem sugestiva: os meninos do coro jovem dentro de uma igreja.

Meninos do coro da igreja representam o oposto da força para o xamã.

Assim, Florence está em pé no topo de um arranha-céu, olhando um pouco confusa, sabendo que ela deve fazer uma escolha, tentando se agarrar. Esse sentimento de incerteza é refletida nas letras:

“Eu estava desaparecendo à vista
Céu me ajude, eu preciso fazer isso direito
Você é a revelação, você quer que eu faça certo
Mas é uma conversa, eu não pode ter esta noite “

Florence parece estar sob o feitiço do xamã quando ele a machuca espetando agulhas dentro do boneco de voodoo. Em um ponto, Florence deixa levar e embarca em uma gigantesca queda livre a partir do topo de um edifício alto. Ela cai através do teto da igreja de vitrais e flutua em uma explosão de luz.

 Florence entra na igreja, mas não a partir da porta da frente,  mas ao bater no teto.

Florence entra na igreja por cima, flutua no ar e toma uma posição que faz com que ela parece ser como Cristo. Essa imagem simbólica se refere ao conceito gnóstico de “inner-Cristo”, onde a salvação e divindade são obtidas a partir de iluminação de dentro . Florence é então capturada pelos meninos do coro e levada a algum lugar. Seu abraço ao “bem” aparentemente mata o médico voodoo que começa a entrar em convulsão. Por banir o mal que tinha o controle dela, Florence atingiu a Gnosis e, portanto, tornou-se “como Cristo”.

Este vídeo causou polêmica porque foi considerado racista. Esses observadores afirmam que o “cara mau” é um xamã tribal-voodoo estereotipado e é, de fato, um “cara negro”, uma pessoa não-negra pintada de preto, como se costumava a fazer quando a mídia era abertamente racista. Em um ponto durante o vídeo, vemos Florence, uma mulher ruiva branca fugindo do mal que é representado por um negro. É também de notar que ela é salva por um coro europeu que é composto exclusivamente por meninos brancos. Com isso dito, podemos realmente dizer que o vídeo é propositadamente racista? Eu honestamente não posso dizer, pois não é o ponto do artigo. Posso, no entanto, dizer que a raça é de fato utilizado de uma forma simbólica para enfatizar o conceito ocultista da dualidade e para desenvolver ainda mais o sentimento de oposição entre as duas cenas.

Como dito acima, os seres humanos são usados ​​neste vídeo para descrever o conceito abstrato de luta entre forças opostas, como representado pelo símbolo do Ying e Yang. A luta está acontecendo dentro de Florence, em um nível espiritual, daí o imaginário espiritual do vídeo. Tudo sobre essas forças se opõe, incluindo a sua cor da pele – branco e preto – como eles se tornam uma personificação do piso quadriculado. O branco é tradicionalmente associado com o bem e o preto com o mal. Isso, infelizmente, traduz-se muito mal quando se trata de cor da pele, mas a direção do vídeo parece ter tomado este passo ousado de qualquer maneira.

A letra da canção acentua ainda mais o conceito de luta entre o bem e o mal. Embora possa ser interpretado como uma canção para um amante, o vocabulário que é usado, juntamente com imagens do vídeo, faz alusão a uma luta espiritual. A entidade que ela está falando parece ter uma qualidade etérea como ela menciona que ela está assistindo a uma revelação à luz do dia. Com isso dito, quem ou o que ela está falando? A Deus (que traz a revelação)? O Diabo (que é dito ter olhos azuis)?

“Sem luz, sem luz em seus olhos azuis brilhantes
Eu nunca soube que o dia poderia ser tão violento
A revelação à luz do dia
Você pode escolher o que fica e o que desaparece
E eu faria qualquer coisa para fazer você ficar “

Há um sentido definido de ambiguidade que só enfatiza o conceito de dualidade, onde as forças opostas são parte de um todo maior. Em outras palavras, o bem e o mal, Deus e Satanás, são considerados como “dois lados da mesma moeda”.
 
Conclusão

Os vídeos de Florence + the Machine do Cerimonials de fato incluem uma grande quantidade de cerimônias e rituais. Através do simbolismo e códigos de cores encontrados nos vídeos, “Shake it Out” e “No Light No Light” ambos contam histórias que acontecem no plano esotérico, principalmente envolvendo o conceito mais importante da dualidade. O primeiro vídeo é centrado em torno do conceito de iniciação no contexto de um baile de máscara da alta sociedade (por vezes referido como um baile de Illuminati). O segundo vídeo opõe aos valores espirituais que representam o bem e o mal que fazem fronteira com a caricatura, onde Florence, uma alma em perigo, liberta-se do feitiço de um xamã voodoo para ser salva por um coro da igreja, que representa seu próprio lado bom e escuro. Dito isto, pode-se argumentar que era o xamã (o seu lado negro) que empurrou Florence em direção a sua própria iluminação. Ele é, portanto, verdadeiramente do mal ou simplesmente parte de um grande esquema? Esse é o mistério da dualidade e esses são os conceitos esotéricos que transpiram do trabalho de Florence + the Machine. Isso faz a sua mensagem boa ou ruim? Com as palavras dela: “Olhando para o céu, para o diabo em mim”.

Fonte: VigilantCitizen

Esse post foi publicado em Misterios. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s